Peddy-paper da Prevenção

10-04-2009 11:30

Dia 24 de Março, terça-feira, a ESFA assistiu a mais uma acção dinamizada pelos alunos, desta vez com o tema da Delinquência Juvenil a ocupar a posição de objecto visado. Esta iniciativa foi motivada por um grupo de alunas do 12º E, turma de Ciências Sociais e Humanas da nossa escola, e inseriu-se no âmbito da disciplina de Área de Projecto, que tem esta temática como tema aglutinador.

Andreia Fernandes, Inês Monteiro, Clara Pais, Mafalda Tavares e Liliana Midões integram a organização, que contou também com a colaboração dos restantes elementos da turma. Às alunas dinamizadoras coube o tópico da Prevenção, desenvolvido através de um Peddy-paper baseado nos resultados de um inquérito à comunidade discente.

O Peddy-paper realizou-se durante a manhã e abrangeu turmas de vários anos, embora o 8º e o 9º ano tenham demonstrado maior adesão. As várias provas prendiam-se com actividades que se ofereceram como potenciais alternativas ao currículo oculto, e contemplaram diversas áreas de interesse, desde a música ao desporto, passando pelos jogos tradicionais e a arte. Assim, as equipas participantes envolveram-se em corridas de sacos, no jogo da laranja, competições de Karaoke, Pictionary, num momento “Faz-nos rir”, andaram na caça ao tesouro e até esfregaram a cara em farinha!

Perante a avaliação favorável dos participantes e da sua visível satisfação, facilmente constatámos que as actividades extra-curriculares são, sem dúvida, uma solução passível de combater as condutas desviantes.

No final, não obstante a brilhante prestação das várias equipas, foram apenas duas as vencedoras: “Arminhas e Ardilhas” e “Os Reticências” levaram para casa o prémio, que consistia em vales de oferta para frequentar as actividades do IAM durante um mês. Estão todos de parabéns!

Inês Araújo e Gama (12E)

Voltar