Jogos Lógicos

19-12-2008 21:06

 

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Filosofia (20 de Novembro) decorreu, na última semana do 1º Período, o Concurso «Jogos Lógicos». Este Concurso foi dinamizado pela professora Susana Pinto e contou com a animada participação das turmas C, D, F e G do 11º ano. O Concurso teve como objectivos desenvolver o raciocínio lógico e explorar a dimensão lúdica da filosofia, propondo para tal que os alunos respondessem acertadamente a seis desafios lógicos. O grande vencedor foi o aluno Ricardo Pereira, n.º 19, do 11.º D.

A sessão de entrega do prémio e dos diplomas de participação, terá lugar na próxima segunda-feira, dia 12 de Janeiro. Parabéns Ricardo!

 

Enigma

O desafio que a seguir se apresenta foi o que mais dificuldades colocou aos participantes.
Quatro homens estão enterrados até ao pescoço num pelotão de fuzilamento e dizem-lhes que têm dois minutos para alguém gritar a cor do seu próprio chapéu. Se ficarem em silêncio ou se alguém gritar a cor errada, todos serão fuzilados. Os homens sabem apenas que existem dois chapéus brancos e dois chapéus pretos. Os homens 1 e 2 só conseguem ver a parede. O homem 3 consegue ver o homem 2 e a parede. O homem 4 consegue ver o homem 3, o 2 e a parede. Os homens não podem falar entre eles e só conseguem olhar para a frente. Qual dos quatro homens estará em condições de acertar na cor do seu próprio chapéu ao fim de, pelo menos, um minuto?

 

(https://public.asu.edu/~royal/Deductive_Logic_Challenges.htm)

Vamos fazer uma nova tentativa e resolver com sucesso este enigma?

Susana Pinto, Filosofia

 

Voltar