Bem-vindo Esfarol

15-12-2008 00:06

Quase todas as escolas portuguesas têm o seu jornal, um jornal escolar, com maior ou menor periodicidade, onde se plasma o que de mais relevante se passou na comunidade, ao mesmo tempo que se abrem espaços para dar à estampa trabalhos de alunos e professores. E digo “dar à estampa” exactamente porque, em regra, estes jornais são impressos.
Também foi assim na nossa escola. Sem esquecer outros casos mais efémeros, desde há muitos anos que “O Farol” preenchia este espaço de comunicação, fruto do empenho de grupos de alunos orientados pelos respectivos professores que, laboriosamente, recolhiam as notícias, as reportagens, os textos, os trabalhos, os passatempos, enfim, tudo aquilo que viria a dar corpo ao número seguinte. Lembro-me bem dos primeiros tempos, em que, para além destas tarefas, era preciso ainda elaborar os stencils, um por cada página, que haveriam de formar as matrizes para o policopiador. Um processo que hoje consideramos “arqueológico”, mas que à época representava a crista da tecnologia.
Ora, as tecnologias, mormente as da informação, desde há muito – desde o início – que foram adoptadas pela ESFA, utilizando-as precocemente com gabarito capaz de se constituir como exemplo.
Estavam, portanto, reunidas as condições – tradição do jornal e domínio da tecnologia – para que pudéssemos dar o salto. E ele aqui está: o ESFAROL. Podia ter acontecido antes, é certo, mas a verdade é que a centelha só surgiu – e é justo que o distinga – pela mão do professor Cálix (a Vilma vai compreender-me) com a sua visão – e aptidão – para inovar fazendo bem.
O ESFAROL é, por conseguinte, um jornal escolar, em suporte digital, on the Internet, ecológico e democrático, onde se poderá publicar tudo, independentemente da natureza do material, exercitando as capacidades do multimédia.
Vamos pois, TODOS, usá-lo!

Agnelo Figueiredo, PCE

Voltar