A acne solar e os planetas com orelhas II

02-03-2009 13:25

Realizou-se no dia treze de Fevereiro, no auditório da ESFA, a acção de formação “A acne solar e os planetas com orelhas”, dinamizada pelo Dr. Fernando Figueiredo. Contou com a presença dos alunos dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias dos 10º e 12º anos desta escola.

O formador iniciou os trabalhos abordando a evolução dos conhecimentos em astronomia até à altura de Galileu Galilei (Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de Janeiro de 1642) Galileu Galilei foi um físico, matemático, astrónomo e filósofoitaliano, Galileu melhorou significativamente o telescópio refractor e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do modelo heliocêntrico). Deu particular destaque a Aristóteles (nasceu em Estagira, na Calcídica (384 a.C. - 322 a.C. ) e a Ptolomeu (cerca de 83 – 161 d.C., A sua obra mais conhecida é o Almagesto, um tratado de astronomia. No Almagesto, Ptolomeu apresenta um sistema cosmológico geocêntrico, isto é a Terra está no centro do Universo e os outros corpos celestes, planetas e estrelas, descrevem órbitas ao seu redor.), com as suas teorias geocêntricas, e a Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrónomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar . Na sua teoria do Heliocentrismo , colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro). pela sua teoria heliocêntrica.

Afim de os alunos tomaram consciência sobre a vanguarda das suas descobertas e da importância de Galileu, enquanto cientista e pensador do século XVI e XVII, foi feita uma análise da sociedade dessa época e das implicações que as suas teorias trouxeram. Para mostrar o quanto Galileu foi genial, foram observadas imagens de equipamentos e instrumentos de medida que eram usados na época, mostrando aos alunos que se pode fazer ciência com aparelhos simples, desde que usados com rigor.

Foi ainda analisada, de forma breve, a produção de conhecimento científico em Portugal na época de Galileu. Após análise dos inquéritos, preenchidos pelos alunos, relativos ao grau de satisfação sobre a acção de formação, constatou-se que a grande maioria dos inquiridos respondeu que o tema abordado foi pertinente e que o seu nível de conhecimentos nesta área aumentou, tendo ficado globalmente satisfeitos com a dinamização da acção. Alguns dos alunos inquiridos sugeriram que no futuro se deveriam realizar mais actividades deste género, sobre este ou outros temas.

Alina Duarte | José Saraiva

Voltar